Post3_brincar_aprendizagem

Post3_brincar_aprendizagem

Apesar da simplicidade da ação, a brincadeira faz parte essencial do processo de aprendizagem infantil.

Enquanto brinca – seja com jogos, massas de modelar, carros ou bonecas – a criança desenvolve habilidades sociais de interação e de experiências emocionais acerca dela mesma.

Como ferramentas complementares, jogos ajudam na memorização, no reconhecimento de letras e números e no desenvolvimento psicomotor. A utilização de tais atividades no período pré-escola facilita a capacidade cognitiva das crianças – fato que as beneficiará ao longo de toda a vida.

Um estudo realizado pela psicóloga Christia Spears Brown, da Universidade do Kentucky (EUA), revelou que crianças que brincam com bonecas se tornam mais empáticas e carinhosas. A simulação de situações cotidianas reais vivenciadas durante a brincadeira possibilita o cuidado e o desenvolvimento da afeição da criança para com o brinquedo. A pesquisa também incluiu meninos, que, segundo Christina, recebem menos estímulos para praticar a empatia, mas gostam tanto de observar pessoas quanto as meninas.

Além dos benefícios ao aprendizado escolar, brinquedos estimulam a imaginação, possibilitando a experimentação de papeis e introduzindo as crianças ao mundo e ao contexto sociocultural. Durante o crescimento, é importante deixar que a criança experimente e explore livremente todas as categorias da brinquedoteca, dando-a a liberdade e habilidade de escolha acerca de seus interesses e habilidades.

Marcas como a Hasbro, fabricante das linhas Marvel, Nerf e BabyAlive, instigam a fantasia dos pequenos com brinquedos interativos, divertidos e que atendem todas idades. Confira os lançamentos da Hasbro no catálogo da Nilo Tozzo – a sua distribuidora!